A atriz e cantora mexicana Dulce María, quem alcançou popularidade quando formou parte do extinto grupo RBD, celebrará neste sábado seu aniversário número 29, com sua participação na obra musical “La era del rock”.
A intérprete dá vida a uma menina proveniente do Kansas City, que enfrenta as adversidades do mundo musical na cidade de Los Angeles.
Assim mesmo, a cantora regressará em 2015 a Europa para seguir promocionando seu recente álbum ‘Sin fronteras’.
Dulce María Espinoza Saviñón nasceu em 6 de dezembro de 1985. Iniciou sua carreira desde muito pequena ao figurar em comerciais para a televisão. Aos oito anos participou do programa infantil “Plaza Sésamo” e logo ingressou a “El club de Gaby”, a cargo da atriz Gabriela Rivero.
Ademais fez participações para um conhecido canal à cabo com programas para crianças. Na música iniciou em 1996 com o grupo infantil Kids, no qual se deu a conhecer temas como “La mejor de tus sonrisas” e permaneceu até 1999.
Posteriormente realizou junto com seu então namorado e também ex-integrante de Kids, Daniel Habif, um projeto com o nome de D&D, para o qual gravaram cinco temas, mas este grupo não prosperou.
No cinema trabalhou em produções como “Inesperado amor” (1999), ao lado da também atriz e cantora Anahí (ex-RBD), na qual se fala sobre o problema das drogas; assim como no curta-metragem “Quimera”, ao lado de Sherlyn.
Em 2000 com a saída de Angie, se integrou a agrupação Jeans, quarteto com o qual gravou o disco “Cuarto para las cuatro” e do qual saíram os singles “Entre azul y buenas noches” e “Corazón confidente”.
Sua participação nesta banda foi breve, já que em 2002 a deixou para incorporar o elenco da telenovela “Clase 406”, na qual recebeu seu primeiro papel de protagonista. Neste começou um romance com seu companheiro e ator Alfonso Herrera, quem também formou parte de RBD.
Outros melodramas nos quais atuou foram “Retrato de familia” (1995), “Alondra” (1995), “El vuelo del águila” (1996), “Huracán” (1998), “DKDA sueños de juventud” (1999), “Primer amor a mil x hora” (2000), “Locura de amor” (2000), “Siempre te amaré” (2000) e “Rebelde” (2005).
A atriz e cantora trabalhou em programas unitários de televisão como “Mujer… casos de la vida real”, “Súper ondas club amigos de Fanta”, “Plaza Sésamo” e “Cole”, entre outros.
Junto as gravações da telenovela juvenil “Rebelde” e sua integração ao grupo RBD, seu trabalho lhe deu fama até que se colocou como uma fenômeno musical no México e no estrangeiro.
Em 2006 a atriz e cantora deixou ver o público sua figura sensual em nu parcial para a capa de uma revista para cavalheiros, ao tempo que começou um namoro com o futebolista Guillermo Ochoa, goleiro da equipe América.
Em 2008 protagonizou, junto a Gonzalo García Vivanco, “Verano de amor”, sob a produção de Pedro Damián. Este melodrama, ao igual de “Rebelde”, foi tomado de uma história argentina.
Um ano depois começou com os preparativos do que seria seu segundo livro de poemas, no qual narra coisas que pensa sobre a vida, mas algo menos comercial, já que disse que seu desejo é ter um contato mais humano com seus fãs.
En 2010 publicou seu primeiro álbum como solista, depois de integrar o grupo RBD; foi lançado em setembro deste ano e apresentado de maneira oficial em novembro no Lunario del Auditorio Nacional. De este trabalho se trabalhou os temas “Inevitable” e “Ya No”.
Por outra parte, a intérprete gravou com Chino & Nacho o tema “Navidad, Navidad”, como parte de um “spot” de temporada que apresentou uma rede de televisão; além disso, a canção esteve disponível em versão digital para download a partir de 7 de dezembro de 2011.
No verão de 2011 lançou a segundo parte de seu álbum, “Extranjera”, com sete canções e um DVD com extras.
Também realizou um dueto junto ao cantor estadunidense Akon no tema “Beautiful”. Neste mesmo ano emprestou sua voz a personagem “Molly Cocatú”, um dos personagens centrais do filme animado “El agente 00-P2“, junto aJaime Camil.
Protagonizou um episódio da terceira temporada da série “Mujeres asesinas”, em “Eliana, cuñada”, com Sebastián Zurita e Fernanda Castillo.
Assim mesmo, realizou um dueto com Joe Jonas no tema “See no more” para MTV World Stage. Recebeu também uma indicação para Premios Lo Nuestro na categoria de Mejor Solista Revelación del Año.
Esteve no Festival Internacional de Cine Latino, em Los Ángeles, onde estreou “¿Alguien ha visto a Lupita?”, um filme que protagonizou com o ator chileno Cristián de la Fuente, do diretor Gonzalo Justiniano.
Em 7 de agosto de 2012 estreou o vídeo oficial de “Es un drama”, pertencente a soundtrack da terceira produção da MTV Latinoamerica, “Último Año”.
No ano seguinte, a atriz promoveu seu single “Lágrimas”, de seu disco “Sin fronteras”. O tema, contou com a colaboração de Julión Álvarez, e se posicionou nos primeiros lugares de popularidade.
Além disso, se uniu a campanha “Someone Like Me”, cujo propósito é criar consciência ao jovens a respeito de doenças sexuais.
:: Créditos: El Diario de Coahuila & Dulcetes.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário